XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

GLAUCOMA AGUDO BILATERAL INDUZIDO POR TOPIRAMATO: UM CASO DESAFIADOR E SEU MANEJO TERAPEUTICO

Resumo

O topiramato é uma droga anticonvulsivante utilizada para tratamento de enxaqueca crônica e epilepsia que tem ganhado maior popularidade devido a utilização de um dos seus efeitos colaterais de redução do apetite para fins de emagrecimento. Amplamente utilizado pelos neurologistas - e mais recentemente por endocrinologistas - essa droga possui uma série de efeitos adversos que devem ser monitorados pelo médico assistente. O glaucoma agudo secundário ao uso de topiramato é raro e desafiador, pois requer atenção especial por parte dos oftalmologistas. Neste resumo, abordaremos um caso clinico sobre a relevância do diagnóstico precoce e manejo adequado desta patologia.

Paciente do sexo feminino, 26 anos, diabética, obesa, comparece a urgência oftalmológica com queixa de baixa acuidade visual (AV) em ambos os olhos (AO) há 1 dia com dor ocular intensa, cefaleia e fotofobia. Refere que iniciou uso de topiramato 100mg para emagrecimento há 8 dias. Ao exame oftalmológico: AV sem correção de 20/40 em AO, pressão intraocular (PIO) de 48 mmHg em AO, biomicroscopia com edema de córnea discreto, câmara anterior rasa, Van Herick 1, pupila em médio midríase fixa, cristalino intumescente. Gonioscopia apresentava fechamento angular 360º em AO. Fundoscopia com escavação 0,4 em AO sem outros comemorativos. Realizado 2 ciclos de Manitol 20% endovenoso, associado a tratamento tópico com maleato de timolol 0,5%, brimonidina 0,2%, ciclopentolato 1%, prednisolona 1%. Após reavaliações no mesmo dia a paciente apresentou melhora total da dor e PIO de 30 mmHg em AO. No terceiro dia houve melhora da AV para 20/20 em AO e controle da PIO em 14 mmHg em AO com ângulo mais aberto e câmara anterior mais ampla. A Tomografia de Coerência Óptica de Segmento Anterior após controle da crise demonstrava ângulo aberto, sem bloqueio pupilar ou rotação do corpo ciliar.

O glaucoma induzido por topiramato é de diagnóstico clínico, o que prova a importância de uma anamnese médica completa. Com uma incidência crescente, é fundamental que, a comunidade científica esteja cada vez mais ciente dessa associação. O trabalho multidisciplinar é fundamental para prevenir essa complicação do uso do topiramato. A terapêutica adequada difere dos casos usuais de glaucoma agudo por bloqueio pupilar primário, portanto a suspensão imediata do topiramato, juntamente com o controle da PIO e cicloplegia são essenciais para evitar danos visuais irreversíveis.

Referências Bibliográficas

Área

GLAUCOMA (Trabalhos)

Instituições

Santa Casa de Santos - São Paulo - Brasil

Autores

LUCAS BRANDAO DAMASCENO GOES, CANDICE LAGES SOARES TEIVE, MARCOS ALONSO GARCIA, SAULO YUDI SAKASHITA, TIAGO REZENDE SAVIAN, CAROLINA BRITO DE ALMEIDA, HUGO BORGES MARQUES, LEONARDO REZENDE BERTOLDO FILHO, ISABELA BELMON BARRETO CAMPOS, BEATRIZ QUEIROGA VICTOR