XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

CATARATA TRAUMATICA ASSOCIADA A IRIDODIALISE

Resumo

INTRODUÇÃO: O trauma ocular é a causa mais comum de catarata unilateral em jovens. As lesões traumáticas podem acometer diversas estruturas dos olhos, sendo de extrema importância sua correta identificação para um bom planejamento cirúrgico.

RELATO DE CASO: Masculino, 46 anos, procurou atendimento por baixa acuidade visual após trauma contuso com "tampa do barril de chopp" em olho direito (OD) há 01 mês. Apresentava acuidade visual: conta dedos junto ao rosto OD e 20/20 no olho esquerdo (OE). À biomicroscopia OD: córnea transparente, iridodiálise de 180º, catarata subcapsular posterior densa, além de vítreo e hifema em câmara anterior. Segmento posterior sem alterações. Foi realizada cirurgia de catarata com fixação iriana e pupiloplastia, sem intercorrências e o paciente apresentou melhora significativa da visão.

*Imagem 1: Iridodiálise; Imagem 2: Catarata subcapsular posterior; Imagens 3 e 4: 1°e 10°dia pós operatório

DISCUSSAO: A catarata é uma das principais complicações que surge após o trauma ocular. Sua incidência traumática é de 30 a 65%, sendo mais frequente no homem. A cirurgia de catarata traumática é um procedimento complexo e tem peculiaridades específicas, pois conta com lesões de outras estruturas associadas.

CONCLUSÃO: O planejamento pré-operatório, a escolha correta da LIO e de um cirurgião experiente, são fatores de extrema importância para o prognóstico visual. Desta forma, reduz-se o tempo cirúrgico e otimizam-se os resultados para a reabilitação visual do paciente.

Referências Bibliográficas

REFERÊNCIAS:

1. Bowling B. Oftalmologia Clínica de Kanski. 8ª ed. WB Saunders. 2015; p. 475.

2. Reggi JR, Dantas MCN, Dantas PEC, Borges MJH. Catarata traumática: estudo de 60 casos. São Paulo.1997. Arq. Bras. Oftal. 60(5). Acesso em 14/05/23. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abo/a/y8RrwHDxLmyttqdfdgzTTsx/?lang=pt&format=pdf

3.Pereira MCSR, Krieger MAL, Mariushi AC, Moreira H. Aspectos epidemiológicos de pacientes com catarata traumática que procuraram atendimento no Hospital de Olhos do Paraná. Rev. Bras. Oftalmol. 2012; 71(4):236-240.

4. Chirinos DV; Silva EC, Guarda GBA. Abordagem de catarata traumática subluxada: Facectomia intracapsular e fixação intraescleral de Shin Yamane. 2019. DOI 10.13140/RG.2.2.19306.67527.

Área

CATARATA (Trabalhos)

Instituições

INSTITUTO DE OLHO CIÊNCIAS MÉDICAS - Minas Gerais - Brasil

Autores

JESSICA GABRIELE ROSA SILVA, ISADORA BRITO COELHO, BRUNO LOVAGLIO CANÇADO TRINDADE