XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

CERATITE POR SCEDOSPORIUM APIOSPERMUM, COM BOA RESPOSTA APENAS COM TERAPIA TOPICA + FLUCONAZOL.

Resumo

INTRODUCAO
Ceratite fungica é caracterizada por uma infiltração epitelial e estromal, geralmente secundaria a trauma ocular com vegetal. A espécie de fungo Scedosporium, pode ser responsável por infecções subclinicas ou ate infecções respiratórias severas, e também, infecções oculares graves. Descrevemos uma ceratite secundária à Scedosporium apiospermum apresentando melhora apenas com tratamento clinico tópico + fluconazol, contrapondo a grande maioria dos casos onde o tratamento definitivo é feito com voriconazol e transplante penetrante.
APRESENTAÇÃO DO CASO
Masculino, 51 anos, história de trauma com madeira em novembro de 2022 em olho direito. AVCC: conta-dedos a face, ceratite com infiltrado central grave + hipopio secundaria a fungo filamentoso de rara incidencia: Scedosporium apiospermum. Evoluiu com melhora significativa (AVCC: 20/30-2) apenas com tratamento clínico, com uso de Pimaricina 5% + Anfotericina B + Fluconazol, em apenas 2,5 meses.
CONCLUSÃO
As ceratites por S. apiospermum sao graves, tratadas com terapia medicamentosa e voriconazol oral, porem comumente obtem tratamento significativo apenas com transplante de cornea penetrante. Demonstramos um caso de um ceratite secundaria a S. apiospermum com melhora significativa apenas com terapia tópica e fluconazol oral, como uma forma alternativa de tratamento e com boa resposta.
PALAVRAS CHAVE: Scedosporium apiospermu, Ceratite fungica, trauma ocular.

Referências Bibliográficas

Área

CÓRNEA (Trabalhos)

Instituições

Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUCAS TADEU SILVA REIS, TARCÍSIO VELOSO RABELO, CAROLINA CAVAGNOLI SCHWANTES, JULIANA TOLEDO MESQUITA, MARCELA BATISTA LOPES