XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

RELAÇAO ENTRE AUMENTO DA INCIDENCIA DA MIOPIA INFANTIL E A EXPOSIÇAO EXCESSIVA AS TELAS: REVISAO DA LITERATURA

Resumo

Introdução: A miopia ocorre quando a imagem de um objeto distante se forma antes da retina, em geral, devido ao aumento do comprimento axial do olho. Atualmente, esse distúrbio pode ser considerado uma epidemia progressiva, cuja etiopatogenia vai além da genética e passa a ser, também, um transtorno ambiental. Nesse sentido, a miopia torna-se uma preocupação pediátrica, visto que a exposição excessiva às telas em uma idade crítica para o desenvolvimento oftalmológico, principalmente aquelas que ficam à uma distância menor que 25 centímetros do rosto, predispõe essa ametropia. Objetivo: Relacionar a exposição excessiva às telas com o aumento da miopia infantil. Metodologia: Revisão integrativa de literatura com busca de dados nas bases Scielo e Pubmed. Selecionaram-se publicações entre os anos de 2019 e 2023, em português e inglês. Resultados: O uso excessivo de eletrônicos está associado à epidemia da miopia, pois, além de ser uma atividade que utiliza demasiadamente a visão para perto, alguns estudos sugerem que a exposição às telas pode ser prejudicial aos olhos por si só, devido à emissão de raio azul violeta, que o olho humano não consegue se proteger, e a exibição de imagens piscantes, que envolvem diferentes padrões de acomodação ocular, predispondo o desenvolvimento da miopia. Além disso, a realização de atividades ao ar livre é um fator protetor para a miopia, estimulando o olho a visualizar longas distâncias. Em vista disso, algumas diretrizes restringem o acesso de telas para crianças de dois a dez anos por até duas horas por dia uma vez que, atualmente, as crianças e adolescentes se encontram cada vez mais trocando as atividades ao ar livre pelo uso de eletrônicos dentro de casa. Conclusão: Dessa forma, conclui-se que a exposição às telas em si, juntamente com o uso indiscriminado desses aparelhos, reduzindo diretamente no tempo de atividades ao ar livre e aumentando o uso da visão para perto, caracterizam fatores de risco para o desenvolvimento da miopia. Dito isso, far-se-á necessário ao papel do médico oftalmologista orientar os pais ou responsáveis a respeito da limitação de telas na infância.

Referências Bibliográficas

REFERÊNCIAS:
Batista Filho M. O desafio mundial da miopia. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. 2019.
Mattos S F C, Saturnino A S G, Amâncio N F G. Relação entre o excesso de exposição às telas e o aumento no número de casos de Miopia. Brazilian Journal of Health Review. 2023.

Área

REFRAÇÃO (Trabalhos)

Instituições

UNIIFIPMoc - Minas Gerais - Brasil

Autores

GUSTAVO CAIRES GASPERAZZO, GABRIELA LOPES FAGUNDES, LUCAS LOPES FAGUNDES, RAFAELA ZILIO BANDEIRA, ANA LAURA OLIVEIRA SANTOS DIAS GUIMARÃES, IGOR RAMOS SOARES