Dados do Trabalho
Título
O QUE ESTUDANTES DE MEDICINA, MEDICOS-RESIDENTES E ESPECIALISTAS EM CLINICA MEDICA SABEM SOBRE O EXAME DE FUNDO DE OLHO?
Resumo
Introdução: O International Council of Ophthalmology e a Association of University Professors of Ophthalmology recomendam que estudantes de medicina se formem com os conhecimentos sobre o uso dos equipamentos de fundoscopia e interpretação do exame (1, 2). No entanto, o nível de conhecimento e autoconfiança em realizar o exame parecem diminuir com o avançar da formação médica (3).
Objetivos: Avaliar o nível de conhecimento e segurança de estudantes de medicina do 3º ano, médicos-residentes em clínica médica e médicos especialistas em clínica médica em realizar o exame o exame de fundoscopia.
Método: Estudo transversal, em que os respectivos grupos foram avaliados de forma virtual por dois questionários: um primeiro composto por 4 itens com 5 categorias da escala de Likert para avaliar a segurança em realizar fundoscopia, e um segundo composto por 60 questões de múltipla escolha para avaliar o conhecimento a respeito do exame de fundoscopia, onde apenas uma alternativa era correta.
Resultados: Foram incluídos 78 indivíduos na análise (50 estudantes de medicina, 9 médicos-residentes e 19 especialistas em clínica médica). Respectivamente, a média de pontuação no questionário de conhecimento teórico foi 36,7±7,07, 43,56±5,03 e 38,68±5,83 (p=0,02), enquanto a pontuação de autoconfiança na realização da técnica de fundoscopia foi 2,43±0,94, 1,72±0,74 e 2,19±0,98 (p=0,1). A correlação entre o número de acertos no questionário de conhecimento em fundo de olho e o nível de confiança em realizar o exame foi de R=-0,09 (p=0,2).
Conclusão: Nenhum dos grupos apresentou uma pontuação satisfatória no conhecimento teórico do exame de fundo de olho. Além disso, não foi observado aprimoramento no conhecimento da fundoscopia conforme há o avanço do grau de formação do indivíduo. Sugerimos novas intervenções práticas e teóricas para aumentar o conhecimento de médicos formados e em formação nesse item do exame físico.
Referências:
1. Principles and guidelines of a curriculum for ophthalmic education of medical students. Klin Monbl Augenheilkd. 2006;223 Suppl 5:S1-19.
2. Stern GA. Teaching Ophthalmology to Primary Care Physicians. Archives of Ophthalmology. 1995;113(6):722-4.
3. Parrish RK, Tso MOM. Principles and guidelines of a curriculum for ophthalmic education of medical students: Presented by International Task Force on Ophthalmic Education of Medical Students - On behalf of the International Council of Ophthalmology (ICO). Klin Monbl Augenheilkd. 2006;223(SUPPL. 5).
Área
GERAL (Trabalhos)
Instituições
Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp - São Paulo - Brasil
Autores
ENRIQUE BITENCOURT DE PAULA, MARIANA MIGUEL DE CAMARGO, MILENA YONAMINE, BRENO DI GREGORIO, NELSON OLAVO WOLF CHOUERI, GABRIEL AYUB, JOSÉ PAULO CABRAL DE VASCONCELLOS