XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

UVEITE COMO MANIFESTAÇAO OCULAR INICIAL DE SARCOIDOSE: RELATO DE CASO E ABORDAGEM TERAPEUTICA

Resumo

A sarcoidose é uma doença granulomatosa crônica multissistêmica de etiologia desconhecida. O envolvimento ocular está presente em 15 a 20% dos casos, podendo ocorrer como manifestação inicial, de forma isolada ou associada a comprometimento sistêmico. Algumas possíveis apresentações incluem uveíte, episclerite, esclerite, anormalidades palpebrais, granuloma conjuntival, neuropatia óptica, acometimento de glândula lacrimal, inflamação orbitária, glaucoma e catarata. Paciente do sexo feminino, 49 anos, compareceu à consulta com queixa de hiperemia ocular intermitente e baixa acuidade visual há 2 meses. Nega história oftalmológica prévia e histórico familiar de doenças oculares. Ao exame, a acuidade visual corrigida foi de 20/30 no olho direito (OD) e 20/40 no olho esquerdo (OE). Na biomicroscopia, foram observados precipitados ceráticos mutton fat, reação de câmara anterior 1+/4+ e sinéquia posterior em ambos os olhos (AO). A tonometria por aplanção mostrou pressão intraocular de 22 mmHg no OD e 28 mmHg no OE. Na fundoscopia, foram identificadas "snow balls" e "snow banking" no OD, enquanto o OE não apresentou alterações. A paciente desenvolveu edema de mácula e traves vítreas em AO, evidenciando episódio de pan uveíte. Foram solicitadas sorologias, tomografia computadorizada (TC) de tórax e angiofluoresceinografia. Dos exames laboratoriais, apenas o teste de IgG para toxoplasmose foi positivo. A angiofluoresceinografia revelou opacidade de meios, hiperfluorescência de disco, extravasamento perivascular e extravasamento tardio macular no OD, e pontos de hiperfluorescência perifoveal que aumentaram com o tempo de exame no OE. A TC de tórax evidenciou linfadenomegalia mediastinal e hilar bilateral. Foi iniciado tratamento com dexametasona colírio, tropicamida colírio e prednisona via oral, resultando em melhora da acuidade visual corrigida para 20/20 no OD e 20/30 no OE. A uveíte na sarcoidose comumente se manifesta como uma iridociclite granulomatosa com precipitados ceráticos mutton fat, sinéquias posteriores, flare e reação de câmara anterior, geralmente bilateral e crônica. O diagnóstico é baseado na análise do quadro clínico e exames complementares de sangue e imagem, sendo a biópsia e análise histopatológica do tecido afetado consideradas o padrão ouro. A corticoterapia tópica e/ou oral é o tratamento de escolha, podendo ser necessárias outras terapias imunossupressoras em casos específicos.

Referências Bibliográficas

1. Pasadhika S, Rosenbaum JT. Ocular Sarcoidosis. Clin Chest Med. 2015 Dec;36(4):669-83.

2. Valeyre D, Prasse A, Nunes H, Uzunhan Y, Brillet PY, Müller-Quernheim J. Sarcoidosis. Lancet. 2014;383(9923):1155-67.

3. Oréfice F, Santos D, Oréfice J. Uveítes. 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011.

4. Suzuki H, Suzuki CR. Ocular sarcoidosis with optic neuropathy: a case report. Ocul Immunol Inflamm. 1993;1(2):143-146.

Área

UVEÍTES (Trabalhos)

Instituições

Centro Oftalmológico de Minas Gerais - COMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

FERNANDO RENATO PRAES CALIXTO, LAURA FONTOURA CASTRO CARVALHO, RAFAEL LEITE DE OLIVEIRA, PATRICIA GRAZIELA BRAGA, JULIA Sant’Anna Rocha GOMES, ISABELA NEGREIROS RIBEIRO, ISABELA VALADARES CESAR EVANGELISTA, SOFIA MOREIRA MAZZONI