XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

CERATOCONE ASSOCIADO A DISTROFIA MACULAR DE CORNEA: UM RELATO DE CASO

Resumo

INTRODUÇÃO: Ceratocone (CK) é uma degeneração bilateral e em geral assimétrica caracterizada por afinamento e ectasia corneana que resulta em baixa visual por astigmatismo irregular. Apesar de apresentar etiopatogenia não totalmente elucidada, sabe-se que os fatores de risco incluem história familiar e prurido ocular. Em geral, trata-se de uma condição ocular isolada, mas pode coexistir com outras doenças sistêmicas ou oculares. A distrofia macular (DM) é uma distrofia corneana estromal em que há depósito de glicosaminoglicanos que podem, com a progressão do quadro, situar-se em todas as camadas corneanas. Apresenta-se na forma de depósitos irregulares branco-acinzentados acompanhados de haze estromal difuso (sem córnea sadia entre as lesões), que acarretam baixa visual.
RELATO DE CASO: Paciente feminina, 17 anos, acompanhada no departamento de córnea por baixa visão desde a infância em ambos os olhos (AO), com diagnóstico prévio de ceratocone. Não se adaptou ao uso de lente de contato rígida e não utiliza correção com óculos por não perceber melhora. Durante o acompanhamento, feitas topografias corneanas semestrais, sendo que a última apresentava os seguintes dados: Olho direito (OD): K1: 58,00; K2: 70,15; índice Q: -1,68; KISA: 7718%; Olho esquerdo (OE): K1: 51,41; K2: 63,74; índice Q: -2,10; KISA: 22682%. AO com padrão morfológico nipple. Ao exame: AV <20/400 em AO; Biomicroscopia: AO: reação papilar 1+ em conjuntivas tarsais, córnea hiperprolada, depósitos estromais branco acinzentados de margens irregulares sem área sadia entre as lesões; Paquimetria central: OD: 352µm OE: 379µm. Paciente inscrita na fila de transplante de córnea e aguardando cirurgia primeiro em OD.
DISCUSSÃO: Estudos mostram que casos de distrofia macular avançada podem apresentar afinamento corneano central sem ectasia. Há poucos casos descritos de concomitância entre ceratocone e DM, e nesses casos, não é claro se o afinamento devido à DM pode contribuir para a ectasia relacionada ao ceratocone.
CONCLUSÃO: Com progressão do quadro da degeneração macular, os depósitos corneanos geram baixa visual, que é o principal sintoma desta doença, o que contribui para o déficit visual relacionado ao ceratocone, podendo a paciente se beneficiar duplamente da indicação de transplante de córnea.

Referências Bibliográficas

Javadi MA, Rafee'i AB, Kamalian N, Karimian F, Ja'farinasab MR, Yazdani S. Concomitant keratoconus and macular corneal dystrophy. Cornea. 2004;23(5):508-512. doi:10.1097/01.ico.0000114124.63670.dd

Área

CÓRNEA (Trabalhos)

Instituições

Hospital Evangélico de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

YURI BOSI TOREZANI, RAFAEL LEITE DE OLIVEIRA, JHONATA FREITAS RESENDE, PAULO HENRIQUE DE LIMA SOARES, GABRIEL PENIDO DE OLIVEIRA , VANESSA DIB SALGE