XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE AICARDI- A IMPORT NCIA DA AVALIAÇAO OFTALMOLOGICA PARA O SEU DIAGNOSTICO

Resumo

Introdução: A síndrome de Aicardi é uma doença genética rara e grave que afeta principalmente meninas. Caracteriza-se pela tríade de disgenesia ou agenesia do corpo caloso, lacunas coriorretinianas distintas e espasmos infantis. A síndrome é causada por uma mutação genética em um gene localizado no cromossomo X, mas o gene exato ainda não foi identificado.
Objetivo: O objetivo do pôster é relatar um caso que mostra a importância do exame oftalmológico na elucidação diagnóstica de uma criança com doença sistêmica.
Métodos: Relato de caso: O caso clínico é de uma paciente feminina, de 4 meses, internada na enfermaria de Pediatria para investigar episódios de convulsões e atraso do neurodesenvolvimento, iniciados após realização das vacinas típicas de 2 meses. Ao exame oftalmológico, demonstrava assimetria facial, com diminuição do tamanho do globo ocular à esquerda, nistagmo tipo jerk, função visual ruim para a idade e fundoscopia com coloboma de nervo óptico e típicas lacunas coriorretinianas bilaterais. A tomografia computadorizada de crânio evidenciou hipodensidade da substância branca subcortical frontal à esquerda, assimetria das cisternas da base e disgenesia de corpo caloso.Os achados clínicos sistêmicos, a fundoscopia e o exame de imagem fecharam o diagnóstico de Síndrome de Aicardi.
Discussão: A Síndrome de Aicardi é uma doença genética que afeta principalmente o sistema nervoso central, caracterizada por malformações cerebrais e déficits neurológicos. No caso da paciente em questão, observamos sinais e sintomas que são consistentes com essa síndrome. Os movimentos involuntários recorrentes, juntamente com a presença de sialorréia, liberação esfincteriana e sonolência pós-ictal, podem ser atribuídos a convulsões. Já o comprometimento do neurodesenvolvimento, como a falta de fixação do olhar, incapacidade de sustentação da cabeça e a falta de riso social, são características neurológicas e oftalmológicas típicas da síndrome. Com base nas informações clínicas e radiológicas, os achados oftalmológicos auxiliaram na confirmação diagnóstica da Síndrome de Aicardi.
Conclusão: Em conclusão, a avaliação oftalmológica de crianças com atraso do desenvolvimento é fundamental para agregar na elucidação diagnóstica e adequada orientação de reabilitação visual. A síndrome de Aicardi é uma doença rara e seu diagnóstico precoce auxilia o tratamento, além de terapias de suporte.
Referências: Sutton VR, Van den Veyver IB. Aicardi Syndrome. 2006 Jun 30. GeneReviews®

Referências Bibliográficas

Área

RETINA (Trabalhos)

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

VITORIA THAMYRIS BRANDAO DA SILVA, MANOELLA DA CUNHA GOMES PEREIRA, LUIZA MACEIRA DE ALMEIDA NEVES, DENISE CARDOSO DAS NEVES SZTAJNBOK, LUCIANO ABREU DE MIRANDA PINTO, RICARDO LIMA DE ALMEIDA NEVES