XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

MASSA ORBITARIA SOB INVESTIGAÇAO: A IMPORTANCIA DO OFTALMOLOGISTA NO DIAGNOSTICO DE DOENÇAS SISTEMICAS

Resumo

Introdução: O presente trabalho tem por objetivo relatar caso de paciente com diagnóstico de sarcoidose a partir da investigação de uma massa tumoral periorbitária do olho direito (OD).

Relato de caso: Paciente, negra, 59 anos, com quadro de órbita aguda no OD procurou serviço de urgência oftalmológica. Com provável diagnóstico de celulite pré-septal, foi tratada como tal. Porém, o quadro teve resolução parcial, com alívio de sintomas inflamatórios e persistência de massa endurecida e imóvel facilmente palpada em rebordo orbitário temporal superior e inferior. Ao longo de 4 meses o quadro evoluiu com piora, associando-se a proptose do OD, distopia nasal inferior e ptose da pálpebra superior direita.
O primeiro contato da paciente em nosso serviço foi no departamento de glaucoma, encaminhada devido discrepância de PIO entre os olhos, com medida de 24 mmHg no OD, sem demais achados que a justificassem além de compressão ocular causada pela tumoração periocular. Tomografia de crânio e órbitas revelou conteúdo hiperdenso com possível acometimento de gordura retrobulbar e de tecidos perioculares. Sob principal hipótese de pseudotumor orbitário, a equipe de oculoplástica optou por biopsiar lesão. O resultado do anatomopatológico evidenciou que se tratava de uma primeira manifestação de uma sarcoidose sistêmica.

Discussão: Diante de um quadro de massa tumoral periorbitário, é essencial excluir diagnósticos diferenciais, como infecções, tumor linfoproliferativo agudo ou uma neoplasia infiltrativa maligna. A biópsia do tecido periorbitário é imprescindível para o diagnóstico definitivo, pois permite a visualização de múltiplos granulomas não caseosos, constituídos por células epitelióides e células gigantes multinucleadas, achados consistentes com o diagnóstico de sarcoidose.
A sarcoidose sistêmica é uma doença inflamatória crônica, cuja manifestação orbitária é rara. Portanto, a investigação adicional é necessária e inclui avaliação principalmente pulmonar. A paciente deste relato não tem envolvimento pulmonar detectável, mas será monitorada a longo prazo.

Conclusão: A sarcoidose é uma doença sistêmica de etiologia desconhecida que se caracteriza pelo acúmulo de granulomas não caseosos em vários órgãos. Acomete principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros sistemas, incluindo os olhos. Tem uma prevalência maior e costuma se manifestar de forma mais grave em indivíduos afrodescendentes, como observado neste caso.

Referências Bibliográficas

[1] Prabhakaran VC, Saeed P, Esmaeli B, Sullivan TJ, McNab A, Davis G, et al. Orbital and adnexal sarcoidosis. Arch Ophthalmol. 2007;125(12):1657-62.

[2] Mombaerts I, Schlingemann RO, Goldschmeding R, Koornneef L. Idiopathic granulomatous orbital inflammation. Ophthalmology. 1996;103(12):2135-41.

[3] Petrarolha SM, Rodrigues BS, Filho FD, Dedivitis RA, Petrarolha SB, Morais PM. Unilateral eyelid edema as initial sign of orbital sarcoidosis. Case Rep Ophthalmol Med. 2016;2016:6912927.

[4] Obenauf CD, Shaw HE, Sydnor CF, Klintworth GK. Sarcoidosis and its ophthalmic manifestations.
Am J Ophthalmol. 1978;86(5):648-55.

[5] Shields JA, Shields CL, Scartozzi R. Survey of 1264 patients with orbital tumors and simulating lesions: The 2002 Montgomery Lecture, part 1. Ophthalmology. 2004;111(5):997-1008.

Área

OCULOPLÁSTICA (Trabalhos)

Instituições

INSTITUTO DE OLHOS CIENCIAS MEDICAS - PÓS GRADUAÇÃO CIÊNCIA MÉDICAS (PG-CMMG) - Minas Gerais - Brasil

Autores

AMANDA CAMPOS FRANCO, CAROLINA MENEZES DUTRA, JÉSSICA GABRIELE ROSA SILVA