Dados do Trabalho
Título
OCLUSAO DA ARTERIA CENTRAL DA RETINA COM ARTERIA CILIORRETINIANA PATENTE E A GRANDE IMPORTANCIA DA INVESTIGAÇAO SISTEMICA
Resumo
Introdução:
A oclusão da artéria central da retina (OACR) é uma causa de cegueira irreversível. O prognóstico visual é reservado e é considerada uma emergência oftalmológica. O presente caso tem como objetivo relatar um caso de OACR com artéria ciliorretiniana patente e ratificar a importância da investigação sistêmica para possível diagnóstico de outras patologias relevantes.
Relato de caso:
Mulher, 62 anos, admitida no Pronto Socorro Oftalmológico com quadro de baixa acuidade visual (BAV) súbita e indolor em olho esquerdo (OE) de início há cerca de 4 horas. História de psoríase, em uso de adalimumabe. Nega demais comorbidades. Apresentava acuidade visual (AV) de 20/20 em olho direito (OD) e percepção luminosa em OE. Reflexos oculares: OD preservados, OE: reflexo consensual diminuído com defeito pupilar aferente relativo. Fundoscopia OD: sem alterações, OE: palidez retiniana extensa preservando feixe papilo-macular e estreitamento arteriolar. Realizado retinografia (Figura 1) e tomografia de coerência óptica, que demonstrou hiperrefletividade das camadas internas da retina (Figura 2). Paciente foi encaminhada para avaliação clínica. Retornou com resultado de exames (eletrocardiograma, ecocardiograma, doppler de carótida, ressonância magnética de crânio) sem alterações. P-ANCA reagente, Amiloide A reagente, Fator V de Leiden presente. Nas avaliações oftalmológicas subsequentes manteve AV e FO sem alterações em relação ao exame anterior. Paciente permanece em acompanhamento multidisciplinar, foi iniciado o uso de AAS, e mantém em investigação clínica para trombofilia hereditária e Amiloidose sistêmica.
Discussão:
A OACR tipicamente acarreta uma perda súbita, indolor e grave da visão. O diagnóstico é clínico e uma avaliação sistêmica é imprescindível, que, assim como no caso do presente relato de caso, foi fundamental para investigação de doenças raras sistêmicas não diagnosticadas e tratadas previamente.
Conclusão:
A ocorrência de OACR evidencia a importância de uma avaliação sistêmica minuciosa para identificação da sua etiologia, possibilitando o acompanhamento do paciente e prevenção de novos eventos isquêmicos em outros órgãos ou tecidos.
Referências Bibliográficas
1) Brown GC, Magargal LE. Central retinal artery obstruction and visual acuity. Ophthalmology. 1982 Jan; 89(1):14-9. doi: 10.1016/s0161-6420(82)34853-8. PMID: 7070767.
2) Domingues CG; Capitanio CF; Abreu LB; Mattana MV. Oclusão da artéria central da retina em paciente com poliangeíte microscópica. Rev brasileira de oftalmologia; 74(6): 386-389, nov.-dez. 2015.
Área
RETINA (Trabalhos)
Instituições
HC-UFTM ( HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - Minas Gerais - Brasil
Autores
GABRIELA XAVIER REZENDE, FILLIPE LAIGNIER RODRIGUES LACERDA, TIAGO ASSIS QUITERIO