XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE MULTIPLOS PONTOS BRANCOS EVANESCENTES (MEWDS): RELATO DE CASO

Resumo

Introdução: A síndrome de múltiplos pontos brancos evanescentes (MEWDS) é uma doença de etiologia desconhecida caracterizada pela inflamação do epitélio pigmentar da retina (EPR) e coróide. É comum em mulheres jovens e unilateral em 80% dos casos. Clinicamente está associada a perda visual de diferentes graus, escotomas temporais, aumento de ponto cego e pode ser precedida de um quadro viral como a gripe.

Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 38 anos, hipertenso, com queixa de aparecimento de mancha em olho direito (OD) há quatro semanas. Acuidade visual sem correção de 20/400 em OD e 20/20 em olho esquerdo (OE). Biomicroscopia sem alterações e mapeamento de retina apresentando reflexo foveolar ausente, atrofia focal do EPR e presença de lesões branco-acizentadas em região macular de OD. À retinografia e angiofluoresceinografia (RET-ANGIO) evidenciaram-se múltiplas lesões hiperautofluorescentes branco-amareladas no pólo posterior de OD com discreta granularidade pigmentar temporal.

Discussão: A MEWDS é uma patologia rara e que geralmente acomete pacientes do sexo feminino, entre 20 e 40 anos de idade, com pródromos gripais e alteração visual unilateral. Neste caso o paciente é do sexo masculino e não se recorda de um episódio prévio de resfriado. A configuração típica para complementação diagnóstica através da RET-ANGIO é a hiperfluorescência granular foveal precoce, coloração tardia dos pontos brancos em padrão grinalda e vazamento capilar do disco. O curso natural da doença é a resolução espontânea e recuperação visual em algumas semanas.

Conclusão: Os avanços da tecnologia para a realização de exames complementares associado aos achados clínicos têm um papel fundamental no diagnóstico de uma afeccção rara como a MEWDS. Apesar de apresentar um bom prognóstico na maioria dos casos, sua exposição é de grande importância para o auxílio em diagnósticos diferenciais.

Referências Bibliográficas

Castro Lavigne L, Cruvinel Isaac DL, Osório Duarte Júnior J, de Ávila MP. Alterações transitórias evidenciadas na tomografia de coerência óptica de domíno espectral em quadro clássico de MEWDS: relato de caso. Arq. Bras. Oftalmol. 2014;77(3):185-187.
https://doi.org/10.5935/0004-2749.20140047

Dell’Omo, Roberto MD; Pavesio, Carlos E. MD, FRCOphth. Multiple Evanescent White Dot Syndrome (MEWDS). International Ophthalmology Clinics 52(4):p 221-228, Fall 2012. | https://doi.org/10.1097/IIO.0b013e31826647ed

Papasavvas, I., Mantovani, A., Tugal-Tutkun, I. et al. Multiple evanescent white dot syndrome (MEWDS): update on practical appraisal, diagnosis and clinicopathology; a review and an alternative comprehensive perspective. J Ophthal Inflamm Infect 11, 45 (2021). https://doi.org/10.1186/s12348-021-00279-7

Área

RETINA (Trabalhos)

Instituições

Hospital Oftalmológico Santa Beatriz - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA FILHO, VANESSA DE ANDRADE LIMA, LARISSA CORRÊA GARCIA DE OLIVEIRA, NATÁLIA VALLE MARON SUHETT, JOÃO LUCAS MOTA AVELINO, RAFAEL PERUCHI CARVALHO, ARTHUR RANGEL DE OLIVEIRA PEREIRA, ARMANDO MAGALHÃES NETO