XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DOS CRITERIOS DE INDICAÇAO PARA ENUCLEAÇAO EM PACIENTES COM RETINOBLASTOMA: REVISAO DE LITERATURA

Resumo

INTRODUÇÃO: O retinoblastoma é um tumor intraocular de caráter maligno oriundo de mutações no gene do retinoblastoma (RB1). O tumor, que é mais prevalente na infância, necessita de terapias com baixo risco de toxicidade e com maior eficácia e que objetivam melhorar a sobrevida e salvar o olho e a visão. Assim, a terapêutica é escolhida a partir do quadro clínico do paciente e do estágio da doença, podendo optar por tratamento local e conservador, em casos menos graves e para as formas mais avançadas a enucleação. OBJETIVO: Analisar os critérios de indicação para a enucleação em pacientes com retinoblastoma. METODOLOGIA: Revisão integrativa de literatura, com busca de dados na base Scielo. Foram selecionadas publicações entre 2022 e 2023, em inglês. RESULTADOS: O retinoblastoma é a neoplasia intraocular mais recorrente durante a infância, sem o tratamento adequado a visão e os olhos são colocados em risco, assim como a vida da criança. Embora existam diversas terapias conservadoras, a enucleação primária ainda é essencial no manejo da doença avançada e consiste na remoção de todo o globo ocular e de seu conteúdo intraocular e tem como objetivo oferecer um melhor prognóstico ao paciente com doença intraocular avançada unilateral e com baixo potencial de visão. Os critérios para a escolha da cirurgia como terapêutica compreende a recorrência ou metástase do câncer, tumores unilaterais ou se o olho tiver perdido sua função, além do estágio da doença. Há ainda métodos de estadiamento que apontam a escolha do tratamento, como a Classificação Internacional de Retinoblastoma, em que pacientes com tumores moderados e de alto risco (grupos C, D e E) podem ser submetidos a enucleação. Ademais, a existência histológica de fatores de alto risco contribui para prever a recorrência, a metástase e a sobrevida global e impõe a necessidade de terapia adicional pós-enucleação. CONCLUSÃO: Os estudos mostram a importância da enucleação como escolha terapêutica para a sobrevida do paciente em determinados estágios da doença. A escolha criteriosa dos pacientes a serem submetidos ao tratamento invasivo é de extrema relevância, uma vez que o procedimento afetará no futuro da saúde e da estética da criança, por isso é evidente que o conhecimento acerca dos critérios para a realização da enucleação é indispensável ao médicos oftalmologistas, a fim de garantir bom prognóstico ao paciente.

Referências Bibliográficas

Cruz-Gálvez CC, Ordaz-Favila JC, Villar-Calvo VM, Cancino-Marentes ME, Bosch-Canto. Retinoblastoma: Review and new insights. Frontiers in Oncology. 2022;12:963780
Martínez‐Sánchez M, Hernandez‐Monge J, Rangel M, & Olivares‐Illana V. (2022). Retinoblastoma: from discovery to clinical management. The FEBS jornal. 2022;289(15):4371-4382.
Sunwoo Y, Choi JY, Park HJ, Kim BK, Hong KT, Khwarg, SI, Koh J, Park SH, Jo DH, Kim JH, Cheon JE, Kang, HJ. Twenty-Year Retrospective Study of Post-Enucleation Chemotherapy in High-Risk Patients with Unilateral Retinoblastoma. Children. 2022;9(12):1983.
Machakuri K, Kaliki S. Bilateral enucleation for retinoblastoma: A study of 14 patients. Oman Journal of Ophthalmology. 2022;15(2):188.
Assis Brasil ESD, Bencke EL, Canevese FF, Romani, FA. Retinoblastoma: atualização sobre avaliação diagnóstica e tratamento. Acta méd.(Porto Alegre) 2018;402-415.

Área

ONCOLOGIA (Trabalhos)

Instituições

UNIFIPMOC - Minas Gerais - Brasil

Autores

RAFAELA ZILIO BANDEIRA, ANDRE RODRIGUES DE SENNA BATISTA FILHO, RONALDO URIAS MENDONÇA JUNIOR, ANA LETÍCIA CUNHA FARIA, LUCAS LOPES FAGUNDES, IGOR RAMOS SOARES