XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

TREATMENT OF A HUGE OVERHANGING FILTERING BLEB

Resumo

Introdução: A bolha filtrante saliente é uma complicação rara da trabeculectomia (TREC), caracterizada por uma projeção da bolha sobre a córnea, resultando em sintomas como dor ocular e desconforto estético. A excisão da bolha é recomendada para pacientes com comprometimento da função visual e desconforto. No entanto, o mecanismo de sua formação ainda não está totalmente compreendido. Neste relato de caso, descrevemos um paciente com uma enorme bolha filtrante saliente após TREC associada a um transplante de córnea prévio e intensa dor ocular. Apresentamos fotografias pré e intraoperatórias, resultados histopatológicos e discutimos o diagnóstico e tratamento individualizados. Descrição e Discussão: Masculino, 77 anos, com alteração grosseira, cística e totalmente opaca no olho esquerdo (OE) há 2 anos, com piora progressiva. Queixa de dor ocular e incomodo estético importantes. A lesão provém de uma hérnia da bleb da TREC realizada há décadas, agora bem aderida ao transplante de córnea prévio, acometendo totalmente o eixo visual e gerando dor ocular de superfície. À biomicroscopia olho calmo e ultrassom do OE sem alterações. Foi indicado evisceração noutro serviço por se tratar de um olho com mau prognóstico (AV OE de percepção luminosa), mas optamos por algo menos invasivo. Realizamos a ressecção cuidadosa com auxílio de lâmina crescente para reestruturação da superfície e enviamos a lesão para o anatomopatológico, visando melhora da dor ocular e queixa estética do paciente. No intraoperatório identificamos a lesão como uma bleb hiperfiltrante e aderida ao transplante de córnea na periferia, o qual estava tíntegro e sem nenhuma perfuração. Não foi necessário a realização do patch corneano. A lâmina histopatológica indicou tecido compatível com o da bleb e após revisão da literatura diagnosticamos como uma grande bolha hiperfiltrante, com poucos casos descritos até hoje. Ao final da cirurgia e no acompanhamento pós-operatório o paciente apresentou grande satisfação pessoal e melhora da dor ocular. Conclusão: A formação de bolhas filtrantes salientes pode envolver um mecanismo complexo. Diversos fatores discutidos, como hiperplasia cicatricial, ação da gravidade e da pálpebra, e superfiltração aquosa, podem interagir e contribuir para o desenvolvimento dessa complicação pós-operatória. Um diagnóstico preciso e um tratamento individualizado são fundamentais para abordar essa condição e garantir a satisfação visual e emocional do paciente.

Referências Bibliográficas

Scheie HG, Guehl 3rd JJ. Surgical management of overhanging blebs after filtering procedures. Arch Ophthalmol. 1979;97(2):325–6.
Lanzl IM, Katz LJ, Shindler RL, Spaeth GL. Surgical management of the symptomatic overhanging filtering bleb. J Glaucoma. 1999;8(4):247–9.
Kim WK, Seong GJ, Lee CS, Kim YG, Kim CY. Anterior segment optical coherence tomography imaging and histopathologic findings of an overhanging filtering bleb. Eye (Lond). 2008;22(12):1520–1.
Kapoor KG, Syed MF. Dramatic dysesthetic overhanging bleb. Int Ophthalmol. 2011;31(5):403–4.
Prata TS, De Moraes CG, Palmiero PM, Tello C, Liebmann J, Ritch R. Slit-lamp-adapted optical coherence tomography for assessment of an overhanging filtering bleb. Acta Ophthalmol. 2010;88(8):910–1.

Área

CÓRNEA (Trabalhos)

Instituições

INSTITUTO DE OLHOS DA CIÊNCIAS MÉDICAS - Minas Gerais - Brasil

Autores

ISADORA BRITO COELHO, LETICIA ARRIEL CREPALDI, GUSTAVO MOREIRA MADEIRA, ALICE MARGE GUEDES, LEONARDO COELHO GONTIJO